Causas do Mau Hálito

Biofilme Lingual

O biofilme lingual, é uma mistura de restos celulares, bactérias residentes e dieta que em muitos casos necessita de ajuda profissional para eliminá-lo

Alimentação

A quebra de partículas de comidas nos dentes pode aumentar o número de bactérias e causar odor desagradável.

Higienização Oral Falha

Se você não escova os dentes e passa fio dental diariamente, partículas de comida permanecem em sua boca, causando mau hálito. Uma placa bacteriana opaca e grudenta se forma nos dentes. Na língua, essa placa forma a chamada saburra lingual.

Tabagismo

Fumar causa mau odor característico. Fumantes também têm maior possibilidade de apresentar problemas na gengiva, outra causa de mau hálito.

Boca Seca

A saliva ajuda a limpar a boca, removendo partículas que causam mau odor. O problema chamado boca seca ou xerostomia pode contribuir para o mau hálito porque a produção de saliva diminui.

Medicação

Alguns medicamentos podem produzir mau hálito ao contribuírem com a boca seca. Outros podem ser quebrados no organismo para liberar componentes químicos que podem ser carregados pela respiração.

Infecções na Boca

O mau hálito pode ser causado pelas feridas resultantes de uma cirurgia oral, como a remoção de dentes ou ainda causado por cáries, gengivite ou úlceras.

Outros Problemas de Boca, Nariz e Garganta

O mau hálito pode ocasionalmente derivar de pequenos nódulos que se formam nas amígdalas e são cobertos por bactérias que produzem cheiro. Infecção ou inflamação crônica no nariz, seios paranasais ou garganta, que podem contribuir para o gotejamento pós-nasal, também podem causar mau hálito.