/ mau hálito

Causas do Mau Hálito

Cerca de 95% do mau hálito – ou halitose – têm origem bucal e há várias causas possíveis. Dentre elas, podemos citar:
Alimentação: a quebra de partículas de comidas nos dentes pode aumentar o número de bactérias e causar odor desagradável. Comer certos tipos de comida, como cebola, alho e condimentos, também pode causar mau hálito. Aos digerir estes alimentos, eles entram em sua corrente sanguínea, são levados aos seus pulmões e afetam seu hálito.
Higienização oral falha: se você não escova os dentes e passa fio dental diariamente, partículas de comida permanecem em sua boca, causando mau hálito. Uma placa bacteriana opaca e grudenta se forma nos dentes. Se não for escovada, essa placa pode irritar a gengiva e eventualmente formar bolsas de bactérias entre os dentes e a gengiva (periodontite). A língua também pode reter bactérias que produzem odor. Dentaduras que não são higienizadas regularmente ou não se encaixam apropriadamente podem armazenas bactérias causadoras de mau odor ou partículas de alimentos.
Tabaco: fumar causa mau odor característico. Fumantes também têm maior possibilidade de apresentar problemas na gengiva, outra causa de mau hálito.
Boca seca: a saliva ajuda a limpar a boca, removendo partículas que causam mau odor. O problema chamado boca seca ou xerostomia pode contribuir para o mau hálito porque a produção de saliva diminui. A boca seca naturalmente ocorre durante o sono, levando ao “hálito matinal”, e piora quando você dorme com a boca aberta. A boca seca crônica pode ser causada por um problema com as glândulas salivares e algumas doenças.
Medicação: alguns medicamentos podem produzir mau hálito ao contribuírem com a boca seca. Outros podem ser quebrados no organismo para liberar componentes químicos que podem ser carregados pela respiração.
Infecções na boca: o mau hálito pode ser causado pelas feridas resultantes de uma cirurgia oral, como a remoção de dentes ou ainda causado por cáries, gengivite ou úlceras.
Outros problemas da boca, nariz e garganta: o mau hálito pode ocasionalmente derivar de pequenos nódulos que se formam nas amígdalas e são cobertos por bactérias que produzem cheiro. Infecção ou inflamação crônica no nariz, seios paranasais ou garganta, que podem contribuir para o gotejamento pós-nasal, também podem causar mau hálito.
Outras causas: doenças como cânceres e problemas como desordens metabólicas podem causar um hálito específico como resultado dos componentes químicos que eles produzem. O refluxo crônico dos ácidos estomacais pode estar associado com a halitose. O mau hálito em crianças pequenas pode ser causado por um corpo estranho, como um pedaço de comida alojado nas narinas.